Dicas para viajar de avião com meu pet - Camas para Cachorros e Gatos Lassie

Dicas para viajar de avião com meu pet

VIAJAR DE AVIÃO COM MEU PET

Cada vez mais queremos levar conosco nossos pets em cada viagem, mesmo quando falamos sobre viajar de avião! Com o mundo que está “cada vez menor”, muitos de nós decide passar temporadas fora do Brasil estudando ou mesmo aprendendo outra língua e, logicamente, nossos melhores companheiros peludos não podem ficar fora dessa.

PLANEJANDO A VIAGEM

Para fazer uma viagem dessa é preciso se preparar muito e estar bem ciente de todo check-list. Aqui abaixo irei elencar algumas dicas para viajar de avião com seu pet.

A primeira dica é reservar o vôo com bastante antecedência junto a companhia aérea que foi escolhida. Cada vôo tem um limite de carga viva, e por incrível que pareça, há muitos pets viajantes por aí!

O preço a ser pago é em base ao peso do animal + a caixa de transporte, chamada de kennel (sobre ela falarei logo abaixo). Os preços e regras de cada companhia, no geral, são bem parecidos. Este valor será acrescido no valor da passagem.

O fator que pode determinar se o pet irá viajar com você na cabine é o peso animal + kennel e as dimensões do kennel, pois ele será posicionado embaixo do banco da frente. Neste caso, no momento da reserva se informe com a companhia escolhida.

Se o pet não for junto ao seu dono na cabine ele irá viajar no compartimento específico para animais. Esta cabine é pressurizada, tem tempertura controlada e uma luz baixa, proporcionando o melhor do conforto para eles.

CAIXA DE TRANSPORTE

Vamos falar sobre o a caixa de transporte, o famoso Kennel: esta terá de cumprir alguns requisitos básicos para garantir conforto e principalmente, a segurança do pet durante a viagem (para ver na íntegra estas informações, aconselho a ler o site do IATA, a Associação Internacional de Transportes Aéreos). Primeiramente, suas dimensões devem permitir que o pet fique de pé e dê um giro de 360° – volta completa – ao redor de si mesmo. Deve ser feita de material rígido, suficientemente resistente para proteger os pets de eventuais impactos.  Os fechos devem evitar que o kennel se abra por acidente e o pet escape. As aberturas de ventilação devem garantir a segurança do operador que irá manusear e levar seu pet do avião direto para você, e também garantir que nossos companheiros fiquem bem ventilados. O chão do kennel deve absorver os xixis e conter os cocôs, minha dica neste caso é forrar com tapete higiênico.

Algumas companhias pedem que os animais sejam sedados se o trecho for muito longo. Fique tranquilo pois para os pets é muito melhor!

Atenção! Nunca esqueça de colocar etiquetas de identificação no kennel. Assim como fazemos com nossas malas, os kennels tem que conter as seguintes informações: nome, telefone, endereço e nome do responsável.

DOCUMENTOS

Para que o pet embarque, serão exigidos diversos documentos, todos eles severão ser emitidos por veterinários registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária do país de origem do pet.

Algumas companhias aéreas exigirão o Certificado Sanitário que alega que o animal está em em boa saúde e tem condições de viajar (como no meu caso que viajei com a Lassie da Itália para o Brasil com a companhia Alitalia). Este certificado tem a validade de 72 hrs, por isso você terá que sincronizar a emissão do certificado com o dia da viagem, e também já pesquisar aonde tirar este certificado no país do seu destino, antes do retorno.

– uma histórinha minha…. marcamos o dia da viagem para o Brasil para a data 28/02/2012. Fomos de Imola para o aeroporto de Milão de carro (3 hrs e meia de viagem), tudo nas malas, Lassie dormindo no kennel, tudo certo. Chegando no momento do embarque a companhia avisou que queria o Certificado Sanitário (que até então nunca tinha ouvido falar e ninguém me disse nada no momento de comprar a passagem e pedir informações sobre como levar a Lassie). Enfim, voltamos para Imola e tivemos que pegar o avião dia 03/03/2012, desta vez com o certificado em mãos. Por favor, tentem não cometer o meu erro, não saiu barato… –

VIAGENS NACIONAIS

Para as viagens nacionais com seu pet, a Anac exige que seja apresentada carteira de vacinação atualizada, onde estejam comprovadas as vacinas múltipla e antirrábica, além de tratamento com vermífugo.

VIAGENS INTERNACIONAIS

Para as viagens internacionais, onde seus peludo aprenderão a latir e miar em outras linguas, é obrigatório apresentar, além dos documetos acima citados para as viagens nacionais, também o Certificado Zoossanitário Internacional – CZI (m-u-i-t-o i-m-p-o-r-t-a-n-t-e-!). Para obter este o CZI é necessário agendar uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura, que se encontra nos aeroportos internacionais.

Atenção! A validade das vacinas deverá ser checada pois a antirrábica deverá ter sido aplicada há mais de 30 dias e sua validade é de um ano, e a maioria dos países pede que o animal tenha o microchip implantado.

CÃES DE SERVIÇO

Por tratar-se de caso de necessidade especial, o cão-guia obrigatoriamente deve ser transportado sem custo adicional para o passageiro, com coleira e ao lado do dono, na primeira fileira. Deve estar equipado com correia e dispensa uso de focinheira. Neste caso, ainda é necessário informar a companhia aérea com antecedência e apresentar a documentação necessária para animais, além de atestado médico comprovando a necessidade do passageiro de levar consigo o cão-guia.

DICAS QUE VI POR AÍ

Vai aqui a dica de um blog que fala bem sobre como viajar com pets pois este casal já tem uma vasta experiência em vôos com seus dois pets!

Já esta empresa chamada DogTravel oferece serviço de consultoria para te ajudar a viajar com seu pet sem problemas! Eles recomendam que seus serviços sejam contratados com no mínimo 90 dias de antecedência da data prevista para a viagem. Entre em contato com eles pelo formulário que está no site, por telefone (11 2937-2311) ou por e-mail no contato@dogtravel.com.br

MINHA DEIXA 😉

Minha dica é: mantenham-se na positividade, lembrando de fazer tudo certinho para que não haja problemas e BOA VIAGEM!

Com certeza vai dar tudo certo <3

2 comments on “Dicas para viajar de avião com meu pet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *