Coelhos são os novos itpets - Camas para Cachorros e Gatos Lassie

Coelhos são os novos itpets

Coelhos são tão fofinhos que acabaram por ocupar o terceiro lugar na lista de pets indoor da Europa. Aqui no Brasil eles estão ganhando cada vez mais espaço nas casas brasileiras, deixando pra lá suas gaiolas e ganhando camas, comida especial e passeios de coleira. Eles viraram verdadeiros ItPets!

Sendo um pet pequeno, vira uma ótima opção para quem não pode ter cachorro ou gato e adoraria ter um bichinho para encher de amor  <3

 

Coelha Lolla - @lollacaoelha
Coelha Lolla, a cãoelha

 

Parece até fácil cuidar de coelhos, mas não é bem assim. Como todos os pets, eles precisam de cuidados especiais, exercício, disciplina, muito carinho e atenção. Então, nada de pensar de colocá-lo somente numa gaiola e pronto, ok? Principalmente na Europa, coelhos não ficam em gaiolas! Portanto, aqui no Brasil vamos começar a deixá-los soltos pela casa também, né?! Bastam alguns cuidados e eles não irão roear nadinha 😉

Existem várias raças (que vão de 800gr até 15kg), como com cães e gatos, cada raça tem suas características mas geralmente são brincalhões e afetuosos. Vale fazer uma pesquisa cuidadosa e procurar criadores de confiança.

 

Coelho normal x mini coelho
Coelho normal x mini coelho

Coelho gigante
Coelho gigante

Cuidados básicos

Comida

 

Coelho comendo
Coelho comendo

 

O melhor tipo de alimentação que você pode optar para seu coelho é verduras escuras, feno, frutas e ração específica.

Nunca dê ração de outras espécies para eles, pois as fofuras podem até gostar, mas não faz bem!

Deixe sempre água fresca e limpa a disposição.

Limpeza

Os peludinhos são auto-limpantes (rsrs)! Não precisam de banho. Eles trocam a pelagem a cada 3/4 meses, neste caso pode-se escová-los para ajudar a retirar o excesso de pelos. Eles adoram!

Exercício

Coelho feliz é coelho que pode andar. Por isso, opte por deixá-lo livre pelo menos algumas horas por dia. Pode também levá-lo para passear, neste caso esteja atento a cães e gatos (principalmente o cão adora caçar coelhos) soltos na rua e leve-o sempre na coleira.

Nr1 & Nr2

Coelhos escolhem sempre um mesmo lugar para fazer xixi, geralmente isso ocorre a partir do terceiro mês de idade. Até lá você terá que ensiná-lo e delimitar o território dele.

O xixi tem um cheiro forte, mas existem produtos que neutralizam este cheiro.

Já o cocô… Acostume-se com bolinhas marrons por aí 😉 Elas são sequinhas e não tem cheiro!

Se quiser saber mais sobre os cocôs dos coelhos e o que significa na saúde deles, este post aqui explica tudinho.

Local seguro

Seu coelho precisará ter um local seguro para repousar e ficar enquando você estiver fora de casa. Existem inúmeras gaiolas para eles nos petshops mas preferimos uma mansão como esta que ensinam a fazer neste post. Seu coelho, com certeza, ficará muito relaxado e feliz 🙂

Lembre-se que quando chegar em casa deverá brincar com ele, soltá-lo e deixá-lo correr um pouco!

Dica importante: levante todos os fios que estiverem pelo chão.

Muitos tutores de coelhos usam a Cama Suspensa Brandina pequena para deixar como área de descanso do coelho.

Saúde

Coelhos não precisam de vacina e nem de vermífugos, mas vale a pena levá-los ao veterinário se começarem a ter comportamentos estranhos como inapetência, letargia ou barriga inchada.

Sobre a Páscoa

Muitas famílias dão de presente coelhos lindinhos e fofuchos na Páscoa (engorda menos do que ovos de chocolate). Mas a má notícia é que a cada ano aparecem (estranhamente) coelhos soltos em parques. Como assim? Como todos os pets, coelhos também são a coisa mais linda do mundo quando pequenos, mas eles crescem e, de filhotes até adultos, eles exigem cuidado.

Por favor, se adotar um coelho, não o abandone! Isso é desumano, ok?

Edgar, meu coelho

Agora é o momento de compartilhar minha experiência pessoal. Quando era adolescente, minha mãe não queria cachorros em casa pois dava “muito trabalho” e então ela comprou um pequeno coelho branco para eu e meu irmão. O nome dele era Edgar.

Nunca tinha tido coelhos e nem sabia nada sobre eles. Naquela época não tinham blogs sobre bichos então fomos na base da intuição mesmo 😉 Edgar amava salsinha (dizem as más linguas que é venenosa mas ele amava). Ele tinha um canto da casa com sua casinha, potinho de água e comida, tapetinho higiênico onde fazia xixi e os cocôs, bom, estes estavam pela casa toda.

Edgar amava colo. Dormia encima de mim enquanto víamos tv e era um fofo <3

Quando dava mais ou menos a hora de chegarmos da escola ele já corria para a porta (minha mãe que contava pra gente) e ficava esperando. De manhã corria pra frente da porta da geladeira para ganhar salsinha, e por aí vai. Ele instaurou em casa uma rotina de pet feliz!

E aí, está pronto para ter um coelinho?

 

Coelho no colo
Coelho no colo

2 comments on “Coelhos são os novos itpets

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *