Doença do Carrapato - Sintomas e Cuidados - Camas para Cachorros e Gatos Lassie

Doença do Carrapato – Sintomas e Cuidados

Olá amigos da Matilha da Lassie, tudo bem?

Hoje o post servirá de alerta à todos vocês sobre a doença do carrapato.

A Lassie (srd, 10 anos) estava bem. Ela tem uma vida muito saudável, está meio gordinha (o que a deixa um pouco cansada) mas de resto, tudo perfeito. Começamos a notar que ela estava cansada demais e começou já a não querer sair para caminhar… Achamos que fosse porque estava cansada mesmo, pela idade.

1 x 0 para a Doença do Carrapato: não percebemos o primeiro sintoma: apatia.

Passado uns 3 dias ela teve um episódio estranho: não queria levantar da cama, de jeito nenhum, nem tentando carregá-la no colo. Que susto!! Ficou assim por uma meia hora, eu na hora fiz um soro caseiro e dei 10ml a cada 10 minutos. Depois de 1 hora ela levantou e parecia normal. Comeu, bebeu água, dormiu. No dia seguinte acordou melhor.

2 x 0 para a Doença do Carrapato: parecia que ela estava melhor e não demos bola.

Passados outros 2 dias vimos que ela estava mais apática do que nunca. Não quis comer (coisa rara!), não bebeu água, ficou na cama gemendo. Não teve febre e nunhum outro sintoma, foi então que disparou nosso alarme (visto todo o noddo know-how sobre doença de carrapato). Primeiramente compramos o antibiótico de sempre DOXICICLINA 80gr. Compramos também omeoprazol porque ela é fraca para remédios e acaba vomitando, não podemos nem pensar nisso, então melhor prevenir!

2 x 1 para a Lassie: corremos contra o tempo e entramos com tudo com o remédio certo.

Para quem não sabe, a doença do carrapato quanto ataca deixa o pet muito, muito, muito anêmico! Prossegui direto ao açougue para comprar fígado de boi. Preparei uma bela papona com fígado, beterraba, inhame, um pouco de arroz, aveia e quinoa. Ela come essa papa 3/4 vezes ao dia até que volte a ficar melhor para comer ração. Todo o cuidado é pouco, pessoal! Ela estava bem enjoada, então bebia pouca água. A solução foi dar água na seringa bem de pouquinho para ela não vomitar. Foram cuidados intensos por 4 dias.

2 x 2 para a Lassie: uma boa alimentação nestes momentos é o que faz ressuscitar!

A DOXICICLINA 80gr tem que ser tomada durante 21 dias, 2 comprimidos ao dia. Não furem com os horários para que o pet de vocês não corra perigo de vida.

Muito carinho na alimentação também “levanta” qualquer um, então caprichem nas comidas (eu, por exemplo, suspendi a ração por 10 dias). Fígado, beterraba, pés de galinha, bofe… tudo isso é MA-RA-VI-LHO-SO para levantar o ânimo.

2 x 3 para a Lassie: ela voltou ao normal após o 4 dia!!!

Quando o pet pega a doença do carrapato e começa o tratamento, leva de 4 a 5 dias para se perceber as primeiras melhoras, por isso não se deixem abater, é normal que não tenha melhoras logo no primeiro momento, mas o pet também não pode piorar! Para saber se eles estão anêmicos precisa olhar a gengiva e a língua: a gengiva costuma estar branca e a língua acinzentada.

Sorinho caseiro salva muito. Segue a receita básica:

1 copo de água

1 colher de sopa de açúcar

1 colher rasa de chá de sal

O sabor é aquele doce-salgado que todo mundo conhece. Acerte nas quantidades se necessário.

Dê de pouquinho (10ml por exemplo) de 5 em 5 minutos, depois de 10 em 10 minutos, e assim por diante até que o pet se sinta melhor.

 

Espero que os pets de vocês nunca peguem esta doença, mas já vi muitos pets morrerem por falta de informação do dono.. a gente acha que é só um mal estar e na verdade é a doença atacando.

Fiquem alertas!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *