Minha cachorra está grávida - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
Cachorra grávida

Minha cachorra está grávida

Minha cachorra está grávida
Avalie este post

Cachorra amamentando seus filhotes

Mili, a nova integrante da Matilha da Lassie está grávida, já pelo vocabulário veterinário, ela está prenha!

A Mili chegou aqui há mais ou menos 1 mês, muito magra. Comecei a perceber que ela estava enjoada, vomitava, comia pouco e vivia comendo matinho. Estranho, mas passou. Aí, vi que ela começou a engordar e pensei comigo: “que maravilha!”. Mas junto com essa “engordadinha” as tetinhas dela também cresceram e logo entendi que ela estava grávida.

Pessoalmente nunca tive nenhuma cachorra grávida. Todos os meus bichinhos foram castrados e por isso não sei nada sobre. Fui dar uma pesquisada no Dr Google e ver o que os veterinários tinham a dizer sobre gravidez canina.

A gravidez canina

  • A gravidez canina dura entre 58 e 63 dias. Nos primeiros 30 dias provavelmente ela irá sentir enjôo e o apetite irá cair drasticamente… Após esse período, tudo volta ao normal e com o apetite triplicado!
  • A barriguinha começa a se desenvolver por volta de 35 dias e assim seguem também as mamas (tetinhas);
  • Com 45 dias de gravidez se poderá observar a barriga já bem redonda, as mamas crescidas e a cachorra estará bem dengosa e calminha;
  • A alimentação neste período deverá ser bem caprichada, pois elas sentem muita fome. Invista numa ração Super Premium ou Alimentação Natural balanceada. Quando os filhotes nascerem, dobre a quantidade de comida e nunca se esqueça de deixar água fresca sempre por perto – amamentar dá muita sede!
  • O local ideal para parir não existe, mas uma boa caixa de transporte pode ser perfeita – é um local reservado que com certeza ela irá gostar!
  • Quando começar o trabalho de parto fique por perto e interfira somente se necessário. Poderá levar até 4 horas até que o primeiro cachorrinho saia: ela romperá a bolsa com os dentes, cortará o cordão umbilical com os dentes e lamberá o filhote para aquecê-lo e fazê-lo respirar – elas também comem a placenta, que é muito proteica, e isso faz parte!
  • Quando ela tiver acabado de “ajeitar” o primeiro filhote e estiver parindo o segundo, você pode usar um paninho limpo e seco para limpar mais e aquecer o primeiro filhote que, por instinto, vai encontrar o local certo para mamar.

 

 

Parto canino
Parto canino

 

Parto canino
Parto canino

 

Mais dicas:

Quando o parto acabar, não se ressinta se ela não deixar ninguém se aproximar dos filhotes, isso não é uma regra mas acontece muitas vezes. Essa braveza toda irá durar uns 3 ou 4 dias, e depois tudo volta ao normal.

Não forcem a barra, uma mãe estressada produz menos leite e corre o risco de ter uma mastite, e isso dói demais impossibilitando até a amamentação.

Nos 3 primeiros dias elas passam o tempo todo cuidando dos pequenos – lambem todo o xixi e cocô que eles fazem, cuidam incansavelmente e não saem de perto por nada.

DEIXEM SEMPRE ÁGUA FRESCA POR PERTO – AMAMENTAR DÁ SEDE!

 

Cachorra amamentando
Cachorra amamentando seus filhotes

 

Assim que a Mili ganhar os nenéns venho contar como foi e também relatar como são as primeiras semanas de vida deles 🙂

 

Tchau!

 

 

2 comments on “Minha cachorra está grávida

Reply

Amei o artigo! Adotei recentemente a Meredith e umas semana depois percebi o volume em sua barriguinha… Uma veterinária maluca me disse que era infecção uterina e a virada do ano atrasou a ultrassom que a mesma pediu! Foi bom porque em 10/01 nasceram meus 7 netinhos! ♥ Também nunca tive uma cachorrinha grávida e foi uma experiência linda! Parabéns pelo artigo!

    Lassie Post author
    Reply
      Olá Maria Alice! é muito lindo ver nascer os bebês, não é?! Nós aqui amamos a experiìencia… e ainda vou ter que escrever um artigo sobre como foi ver crescer os bebês até o momento em que foram adotados por outras famílias. Por favor, compartilhe com a gente sua experiência!!!!! Vamos esperar ansiosos pela história todinha! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Faça o download do Livro “Do Pátio ao Sofá de Casa” e aprenda com este livro de fácil leitura e bem interativo a como conviver melhor com o seu cão dentro de casa.