A importância do limite para os cães - Camas para Cachorros e Gatos Lassie

A importância do limite para os cães

 

Com frequência me deparo com situações onde observo a importância do limite para a matilha. O limite imposto pelo líder, no caso os humanos, não serve somente a delimitar espaços e condutas mas também a criar uma atmosfera de tranquilidade e harmonia, onde cada integrante da matilha pode se sentir confiante.

Criando o limite

O que vou dizer é difícil de explicar: o limite não é visível, não tem som, cor e nem cheiro; ele é imposto na nossa cabeça e se propaga em forma de energia calma e assertiva. Temos que deixar de lado qualquer tipo de frustração, culpa, medo e com muita determinação visualizar na nossa tela mental o resultado desejado.

Comece com desafios pequenos, como deixar um biscoito no chão e não permitir que o cão pegue ou então não permitir que o cão entre em determinado cômodo. Isso fará com que o pet use o máximo da concentração e esvazie a energia da frustração, dando um “trabalho” a ele. Isso faz parte da vida em matilha.

Cada cão tem um nível de energia (dominante, preocupado, ansioso, frustrado, etc) e reconhecer isso é fundamental para um bom trabalho. Lembre-se: sua energia tem que estar sempre calma e assertiva. Seja qual for a energia do seu cão, dê sempre um trabalho à ele.

 

Limite saudável para os cães
Limite saudável para os cães

 

O trabalho da matilha

Todos na matilha tem um trabalho, uma missão, e esta missão pode ser até esperar calmamente que você vá para o trabalho, ou então que ele fique na própria caminha enquanto a família está comendo na mesa.

Pequenos desafios mentais diários ajudarão seu cão a ter mais saúde psicológica.

Um bom exemplo é aqui na Matilha da Lassie onde, para ganharem a comida, eles tem que estar num estado calmo. Aquele que fica pulando, latindo e rodopiando não ganha a ração até se acalmar.

Sempre recompense a calma e a tranquilidade.

Vocês irão perceber que quanto mais limites saudáveis existirem na matilha, mais fácil será a convivência entre vocês, a introdução de um novo membro, a chegada de um bebê humano ou até mesmo as visitas dos finais de semana!

E se quiserem saber mais sobre energia canina podem assistir aos vídeos do Cesar Millan, e se quierem ler um texto bem legal sobre Qualidade de Vida Diária (QDV) podem ler a este texto aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *