A pelagem dos cães - Camas para Cachorros e Gatos Lassie

A pelagem dos cães

Olá Matilha, tudo bem?

Aqui neste post vou falar sobre a pelagem dos cães.

Cães não são só peludinhos e pronto, cada tipo de pelo existe por um motivo e tem necessidades e características específicas.

Vamos começas com a seguinte pergunta: COMO DIFERENCIAR AS PELAGENS?

 

Diferentes tipo de pelagens dos cães

 

Essa não é a resposta mais fácil pois podemos no enganar facilmente!

Aqui abaixo irei listar os tipos de pelos, se eles são resistentes ao frio e ao calor e algumas dicas de cuidados que devemos ter com a pele e a pelagem.

 

Pelagem curta

 

PELAGEM CURTA

Vou começar pelo mais fácil, o pelo curto. Dá para ver e perceber no toque.

Obviamente cada cão tem seu tipo de pelo, assim como nós temos nossos tipos de cabelos, tem os pelos mais fininhos com pelagem mais rala e tem os pelos mais grossos com pelagem bem cheia.

 

Resistência a frio e calor

Por não terem uma grande quantidade de pelos, geralmente são estes os cães mais friorentos e calorentos, pois não sei se vocês sabem, mas quanto mais pelos o cão tem, mais ele regula sua própria temperatura em relação à temperatura exterior!

Pessoal, pensem nisso antes de vestir os cães quando o clima não está realmente frio.

 

Cuidados com os pelos

Por ter uma pelagem fácil de lidar, banhos são dados com muita frequência – e por muita frequência entendo banhos semanais – e isso acaba com a pele (não com o pelo) do cão.

A pele de todos os cães do planeta tem uma gordura própria que serve para proteger a pele de fungos, parasitas. Quando o banho é dado com frequência, esta gordura sai e a pele fica mais exposta aos perigos invisíveis, além de baixar a imunidade dos cães.

Por isso, fiz um post especial com uma receita natural e caseira de banho a seco. Assim, o pelo do cão fica limpo e a pele protegida. Clique aqui para ler essa matéria e aprender a receita.

Outra dica válida é escovar o cão sempre que puder: isso ajuda a soltar os pelos mortos, verificar a presença de parasitas (se tiver) e ainda por cima é um carinho que eles adoram!

 

Pelagem longa

 

PELAGEM LONGA

A raça com pelagem longa mais conhecida por aí é o Golden Retriever. Junto a eles podemos incluir o Maltes, Lhasa, Shih-tzu, Cocker Spanniel e mais um montão de raças conhecidas.

Muitas destas raças têm a “facilidade” para os humanos de não soltar muito – ou nenhum – pelo.

 

Pelagem longa

 

Resistência a frio e calor

São cães com resistência suficiente para aguentar um friozinho sem ter que usar roupas, mesmo porque quando colocamos roupas neles os pelos embolam e dá bastante trabalho para tirar os nós depois. Quanto ao calor, eles costumam deitar em locais frescos no chão.

Como sabemos que, além de sujar o pelo, cães deitados no chão em mais propensão a pegar pulgas e carrapatos, além de desenvolver calos de apoio, nossa dica é usar a Cama Suspensa Brandina.

Essa cama é suspensa do chão, facilitando a passagem de ar debaixo da cama e mantendo o cão fresco, já no inverno mantém o pet longe do chão gelado e úmido. Clique aqui para ver um post sobre as 10 vantagens de ter uma Brandina 😉

 

Cuidados com os pelos

Assim como mulheres com cabelos longos, cães com pelos longos tem que ser escovados diariamente. Desta vez não vai só servir para retirar os pelos mortos, mas também para tirar os nós que se formam durante o dia.

Os banhos devem ser a cada duas ou três semanas para não expor a pele do pet ao excesso de xampu e produtos químicos. Também para este, ou qualquer tipo de pelo fica válida a receitinha do banho a seco. (Link)

Para facilitar as escovações diárias e para mudar um pouco o look do cão, existem alguns tipos de tosas para este tipo de pegam: tosa bebê, trimming, tosa higiênica, entre outras.

 

Pelagem dupla

 

PELAGEM DUPLA

Assim como o próprio nome diz, estes cães possuem duas camadas de pelos. Uma cama é aquela que vemos exteriormente, e a outra é chamada de sub-pelo.

Essa camada possui pelos fininhos, mais curtos e em bastante quantidade. Estes pelos não são visíveis, mas ao tocar, podemos sentir aquela pelagem que parece um ursinho de pelúcia rs.

 

Pelagem dupla

 

Resistência a frio e calor

Essas duas pelagens combinadas fazem com que o cão tenha uma resistência excelente ao frio. Aliás, geralmente essas raças são provenientes de regiões frias, ou pelo menos que tem um inverno muito rigoroso.

Esta ação dupla de pelos faz com que se crie uma manta térmica onde a temperatura corpórea se mantém estável, seja num inverno rigoroso (vamos lembrar dos Huskys Siberianos) seja quando há muito calor.

Estas raças não necessitam de roupas no inverno, isso pode causar mal-estar nos pets.

 

Cuidados com os pelos

Estas raças trocam o sub-pelo ao menos duas vezes por ano.

Com essa pelagem assim espessa, os banhos não são indicados com frequência, digo, uma vez por mês e olhe lá! Secar eles é difícil e quando a pele e o pelo ficam úmidos, os fungos fazem a festa, por isso atenção!

O ideal mesmo é a escovação semanal e o banho a seco – clique aqui para ver uma receita natural e caseira.

Estas raças nunca, nunca, nunquinha devem ser tosadas! Isso faz com que o corpo não tenha mais aquela ação da manta térmica que citei acima e desregula todo o funcionamento corpóreo do cão.

 

Fiz todo este post para levar um pouco de informação a vocês e lembrar que ter um cuidado correto com a pele e o pelo dos pets faz com que se evitem muitas doenças.

Lembrem de comentar se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar comigo algumas sugestões 😉

 

Paula

2 comments on “A pelagem dos cães

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *