Como é ter um Shih Tzu na real - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
WhatsApp Image 2018-11-16 at 10.15.27

Como é ter um Shih Tzu na real

Como é ter um Shih Tzu na real
5 (100%) 1 vote

Shitzu ou Shih Tzu? Fofinho, engraçado, esperto e peludo. Esse é o Shih Tzu, raça de cachorro pequeno de origem tibetana. Apresenta inteligência acima da média, são observadores e curiosos. Se relacionam bem com outros animais de estimação, são uma ótima companhia para idosos e para famílias, pois gostam de crianças. Ter um Shih Tzu na real: é tudo de bom!

Origem

Seu nome significa “cão leão que nunca desiste”. Sabe-se que em 1640 alguns cães da raça Shih Tzu foram dados de presente ao imperador da China, onde viviam cheios de cuidados e mordomias caninas.

Somente em meados de 1900 é que a raça se popularizou entre as famílias abastadas da China e no Ocidente.

Há uma lenda sobre a origem desde animal: é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete).

Diante da impossibilidade do casamento, resolveram cruzar um representante da China, o Pequinês com um representante do Tibete: O Lhasa Apso.

Características

As principais características físicas do Shih Tzu é focinho achatado e lindos olhos expressivos. Por serem braquicefálicos precisam de cuidados especiais, principalmente no verão.

A expectativa de vida desta raça fica entre 12 e 15 anos, são cães de pequeno porte e pesam entre 4 a 8kg e tem 27cm de altura, mas dependendo das cruzas que originaram seu pet ele pode chegar a até 10kg.

Possui nível médio de energia para brincadeiras e se dá muito bem com criança. Recebe bem visitas em casa.

Seu pelo cresce rapidamente, e pode demandar tosas mais frequentes. Normalmente sua pelagem apresenta múltiplas cores, sendo branco, preto e marrom as mais comuns.

Temperamento

Proprietários de Shih Tzu adoram esta citação do compositor americano James Mumsford, pois acham que retrata com precisão esse animal, “… uma pitada de leão, várias colheres de chá de coelho, duas onças de gato doméstico, uma parte de bobo da corte, um traço de bailarina, uma pitada de velho, um pouco de mendigo, uma colher de sopa de macaco, uma parte de pelo de bebê, (e) uma pitada de ursinho de pelúcia”.

São apaixonantes, comportados e adoram receber carinho. Enquanto uns amam ficar no colo, outros podem até rosnar quando alguém tenta pegá-los. O melhor é deixar ele a vontade para ir e vir.

São cachorros independentes, com vontade própria. Apesar de ser apaixonado pelo seu dono, pode curtir ficar na dele, sozinho, principalmente na hora de dormir.

Eles não se incomodam de ficarem um pouco sozinhos em casa, mas é claro que, como qualquer pet, vai sofrer com a ausência prolongada dos tutores.

Lembre -se que é importante deixar água e alimentação suficiente e disponível para seu cãozinho caso precise ausentar-se o dia todo.

São classificados como cães de companhia e se adaptam bem em apartamentos, pois não latem muito e se acostumam logo com barulhos e movimentação de pessoas.

Quando ensinados corretamente, costumam fazer coco e xixi no local indicado.

Cuidados

Como citamos onteriormente, os Shih Tzu são braquicefálicos, ou seja, tem o focinho achatado e raças com esta característica tem dificuldade em controlar a temperatura corporal e acabam sofrendo um pouco no calor.

Por isso é importante adotar uma série de cuidados para o bem estar do seu cãozinho.

Essa forma do crânio também afeta os olhos, por isso é importante visitas regulares ao veterinário, pois esta raça tem propensão a doenças oculares.

Faça limpeza diária nos olhinhos do seu pet conforme recomendação do médico veterinário.

Outras doenças cuja raça tem pré-disposição: hérnia umbilical, otite, tumores de útero ou testículo. Mais uma vez: é uma raça que exige um acompanhamento médico veterinário frequente.

Coprofagia é o habito do cão comer as próprias fezes. São três os motivos que podem levar seu Shih Tzu a fazer isso: verminose, alterações nutricionais e alterações emocionais, principalmente em filhotes que sentem falta de sua mãezinha.

Quanto aos passeios, evite horários em que o sol está muito quente e o chão pode queimar as patinhas do seu cão. E como falamos anteriormente, esta raça tem dificuldade em resfriar o corpo, fazendo este processo somente através da respiração.

Prefira passeios no inicio da manhã, no final da tarde ou em horários onde o sol está mais ameno.

Outra dica é fazer dois passeios curtos por dia, ao invés de um passeio mais longo, pois ele pode cansar rapidamente. Lembre-se de levar uma garrafinha de água para hidratar seu cãozinho.

A pelagem do Shih Tzu cresce rapidamente e pode ser indicado fazer tosas mais frequentes, mas é preciso ter cuidado para não tosar em excesso, pois pode eliminar a camada inferior do pelo, responsável equilíbrio e regulação da temperatura.

É importante secar bem o pelo do seu cãozinho para evitar a proliferação de fungos e dermatites.

Fora isso, é manter as vacinas em dia e consultar periodicamente o médico veterinário.

Ambiente

Apesar de ser um cão ideal para apartamentos, ele curte bastante gastar suas energias em áreas livres, como sítios e fazendas, mas é preciso ter cuidado para ele não se machucar e lembre-se de recolher seu cãozinho ao anoitecer.

No calor, há uma maior necessidade de hidratação. então deixe potinhos com água fresquinha pela casa e pelo pátio.

Por falar em hidratação, sua pelagem comprida exige hidratação frequente. Há diversos produtos no mercado pet que atendem essa demanda.

Para refrescar mais ainda o seu Shih Tzu, selecionamos três produtos para o verão:

Piscina pra cachorro: A maioria são infláveis, como as piscinas para bebes. Fácil de higienizar, transportar e guardar.

Não é necessário encher até a borda, coloque água o suficiente para seu pet fazer a festa.

Tapete gelado: São práticos, não é necessário colocar na geladeira ou freezer, ligar na tomada ou encher com água fria, pois já vem com um sistema interno de gel que garante o frescor.

Caminhas suspensas: Essas camas para pet pequeno são transpiráveis e arejadas, mantendo o seu Shih Tzu longe do chão quente no verão. E de quebra ajudam a evitar parasitas e fungos.

Elas são muito práticas, podendo ser facilmente desmontadas e transportadas na viagem, ou seja, é a caminha ideal para o Shih Tzu.

Amor, carinho, atenção e proteção é tudo que um Shih Tzu precisa para ser feliz. É um cão amável que vai encher a casa e a sua vida de alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Faça o download do Livro “Do Pátio ao Sofá de Casa” e aprenda com este livro de fácil leitura e bem interativo a como conviver melhor com o seu cão dentro de casa.