Saiba mais sobre Giárdia Canina - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
WhatsApp Image 2019-01-31 at 17.08.13

Saiba mais sobre Giárdia Canina

Avalie este post

Quem tem cachorro sabe: eles são a alegria da casa. Nada melhor do que abrir a porta e ser recebido com aquela festa canina. A saudade é tanta que a impressão que deixa é que passamos uma década fora de casa, mas foram apenas algumas horinhas.

Quando você chega em casa e seu pet fica quietinho e te olha com aquele olhar cansado, você já sabe que tem alguma coisa errada com ele.

Uma das ocorrências mais comuns, principalmente no verão é a desidratação causada por um protozoário chamado Giardia lamblia ou Giardia duodenalis, que provoca desconforto e problemas intestinais como diarreia e desidratação. Quando não é tratada, pode trazer problemas maiores ao seu totó.

448999-PEVZO5-4

Saiba mais sobre a doença

A giárdia canina – giardíase – é uma zoonose que provoca vomito, diarréia, dores estomacais, desidratação. A contaminação acontece através de ingestão de água, alimentos, fezes e vomito contaminados, além de ambientes contaminados e com pouca higienização.

A maior incidência é no verão, quando o clima quente favorece a proliferação do protozoário. A doença pode causar tristeza, fraqueza e dores.

É importante levar o seu cachorro ao médico veterinário para que seja feito o diagnóstico correto, através de exame de fezes e detecção da presença do protozoário.

Como evitar a contaminação

  • Quando passear com seu pet, não permita que ele se aproxime de fezes de outros animais, nem coma nada na rua.
  • Também evite a interação com outros animais, principalmente de rua.
  • Ofereça água limpa, fervida e filtrada para seu cachorro.
  • Periodicamente administre doses de vermífugos, de acordo com a recomendação do médico veterinário.
  • Mantenha o ambiente onde seu cão circula, limpo e higienizado.
  • Cuide da higienização das mãos e calçados. Ela pode contaminar humanos também.
  • Há vacinas preventivas que podem evitar ou reduzir os efeitos da doença no seu cãozinho.

Dog lonely alone

Como é o tratamento da giárdia canina?

Após o diagnóstico através do exame de fezes, o médico veterinário pode indicar o tratamento com antibióticos específicos para esse protozoário. O tratamento não causa transtornos ao pet e pode ser rápido.

Observe para ver se seu cãozinho está apático, com diarreia e vomitando. Leve seu cachorro ao médico veterinário e não administre medicamentos sem a orientação do médico.

Mantenha o ambiente limpo e higienizado, evitando a contaminação por giárdia e outros microrganismos.

O uso de camas suspensas para cães ajudam a evitar o contato do cão com o chão, além de ser mais refrescante do que caminhas com espuma.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook GRÁTIS

Faça o download do Livro “Do Pátio ao Sofá de Casa” e aprenda com este livro de fácil leitura e bem interativo a como conviver melhor com o seu cão dentro de casa.