Cão com saudades, como amenizar? - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
Cão com saudades

Cão com saudades, como amenizar?

Cão com saudades, como amenizar?
5 (100%) 1 vote[s]

Cachorro sente saudades? Sim!! Não importa se passamos o dia trabalhando ou se vamos na padaria: a festa é a mesma! Eles pulam, latem, correm, mordem, fazem tudo para chamar a nossa atenção quando voltamos.

A impressão que dá é que passamos meses longe e as vezes foram só uns minutinhos fora de casa. Vamos saber mais sobre a saudades e como amenizar este sentimento, que pode ser bastante perigoso se não dermos atenção.

Viver em sociedade

O cão é um ser muito social, apegado e dependente dos humanos. Ele fica muito próximo a sua família, desenvolve uma conexão muito forte com um dos tutores e sente muito sua ausência.

Cão com Saudades

Os cães têm sentimentos?

Sim, os cachorros sentem emoções assim como nós humanos. Já existem diversas pesquisas que comprovam essa teoria. Gregory Berns é um neurocientista que faz pesquisas no campo das emoções, especialmente as caninas, usando o seu próprio cão na pesquisa.

A conclusão foi que os cães sentem as emoções equivalentes as de uma criança de 3 anos.

Além disso, estudos japoneses também já comprovaram que o nível de oxitocina sobe no cão e no tutor com uma simples troca de olhar. É incrível essa ligação que temos com o patuto. Isso explica porque as pessoas com pets são tão felizes e porque é tão bom tê-los por perto. Afinal, a oxitocina é o hormônio do amor.

Assim como é muito fofo saber que nosso pet nos ama tanto quanto nós o amamos, vem a preocupação: e agora Zé? Como lidar com todo esse amor? Como reduzir a ansiedade canina? Como acostumar seu cachorro a ficar sozinho por um tempo?

“Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.”

Antoine de Saint-Exupéry

Porque a saudades é um problema?

Alguns cães com saudades do tutor podem ficar muito ansiosos e acabar aprontando todas em casa. As coisas mais comuns de acontecer são:

  • Fazer cocô e xixi fora do lugar (pela casa toda para ser bem sincera)
  • Destruir moveis e objetos
  • Latir, uivar e chorar o tempo todo
  • Ficar deprimidos
  • Não se alimentarem, exceto na presença do tutor
  • Automutilação

Cão com Saudades

O que fazer para amenizar a saudades?

Brinquedos interativos: há diversas opções de brinquedinhos que você pode comprar para o seu patudo. Você coloca ração ou petiscos dentro e entrega ao cão quando você sair. Ele ficará ocupado tentando tirar os belisquetes do brinquedo e vai manter-se ocupado por um tempo.

Sorria e abane: Ao chegar, não incentive o cão a pular em você nem a “fazer muita festa”. Entre em casa, largue suas coisas, faça-se de difícil por 2 ou 3 minutos e depois de carinho e atenção ao seu pet. O objetivo é fazer ele entender que é normal você se ausentar por um período do dia. Vida segue amigão!

Uma camiseta velha: deixe na caminha ou no ambiente do seu cachorro uma camiseta sua, para que ele possa sentir seu cheiro e ficar mais tranquilo.

Proporcione conforto ao seu peludo: Antes de sair, verifique se há ração disponível, água fresca e limpa, se a caminha do cachorro está seca, deixe os paninhos ou cobertores a disposição e se ele tem um brinquedo que goste muito, deixe ao alcance dele.

Dica: as caminhas suspensas para cachorro evitam o contato dele com chão e ainda por cima são higiênicas e muito confortáveis. Conheça nossos modelos de camas suspensas para cães.

Passeie com seu cão: Eles precisam sair e interagir com o ambiente, mas lembre-se dos cuidados ao passear com seu cão.

Acompanhantes: Algumas cidades contam com serviços de Pet Sister ou Day Care, além de Dog Walker. É uma opção deixar seu peludo em um local ou com pessoas que possam cuidar deles. Mas isso requer muita confiança e cuidado ao escolher os profissionais que vão cuidar do nosso cão.

Enfim, há diversas coisas que podemos fazer para amenizar a ansiedade que o cão com saudades sente, mas nada melhor do que ter tempo de qualidade com ele: dedique alguns minutinhos por dia para brincar, passear e fazer companhia para seu cachorro. As vezes, somente estar ao lado de quem amamos pode ser muito solitário. Atenção e carinho é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ebook GRÁTIS

Faça o download do Livro “Do Pátio ao Sofá de Casa” e aprenda com este livro de fácil leitura e bem interativo a como conviver melhor com o seu cão dentro de casa.