Cachorro com Vitiligo - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
blog (7)

Cachorro com Vitiligo

Cachorro com Vitiligo
5 (100%) 1 vote[s]

Você conhece algum cão com vitiligo? Assim como os humanos, os cães podem desenvolver a doença que causa a despigmentação da pele. Essa doença pode ter origem genética e autoimune.

Causa do vitiligo em cachorros

Ainda não está esclarecida a causa do vitiligo em cães, sendo considerada uma doença genética. Alguns estudos apontam que o sistema imunológico possuem anticorpos que destroem a melanina, responsável pela coloração da pele.

Fora isso, há outras coisas que causam o vitiligo, como estresse, problemas neurológicos ou exposição a toxinas.

As raças mais propensas a desenvolver esta doença são Pastores Alemães, Belgas, Pinsher,Dachshund e Rottweilers.

Algumas causas hereditárias

  • Hematopoiese canina cíclica: é uma doença fatal de tipo autossómica recessiva. Os Collies apresentam pelagem cinzenta, nariz de cor clara e episódios cíclicos neutropenia a cada 12-14 dias, que provocam sepse e amiloidose.
  • Piebaldismo:é uma rara doença autossômica dominante que resulta da desordem de desenvolvimento dos melanócitos.
  • Albinismo: é uma condição causada pela deficiência na produção de melanina.
  • Síndrome de Waardenburg:é uma doença hereditária que se carateriza essencialmente pela perda de audição e mudanças na coloração do cabelo, da pele e dos olhos.

Quais os sintomas?

A doença causa despigmentação da pele e com isso manchas descolororidas. As primeiras áreas afetadas são o fucinho, áreas do rosto e mucosas. Em algum caso pode afetar os olhos, a retina. Há tendência de as manchas aumentarem de tamanho e afetarem o pelo também.

Já em alguns casos, a descoloração afeta somente uma parte do corpo e não se expande.

Como diagnosticar vitiligo em cachorro

Vitiligo é diagnosticado através de uma série de testes e exames por um médico veterinário. Há diversas outras doenças que podem causar descoloração da pele do cão, por isso é importante a consulta com um profissional habilitado para confirmar a doença e descartar outras causas.

Rowdy-3

Tem cura?

Infelizmente não há tratamento conhecido para curar esta doença. Mas há alguns tratamentos alternativos que podem reduzir a chance de expandir a área afetada pela doença.

A homeopatia é uma das alternativas, ainda mais se a doença for causada por situações de stress. Mas além da homeopatia, é importante eliminar ou minimizar a causa do stress.

Outro método de tratamento alternativo são os banhos de sol, pois os raios UV estimulam a produção de melanócitos.

Em principio o cão com vitiligo é um cão saudável, e que o principal cuidado que precisamos ter é usar o protetor solar e evitar horários em que o sol está muito forte, pois as áreas afetadas podem sofrer queimaduras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ebook GRÁTIS

Faça o download do Livro “Do Pátio ao Sofá de Casa” e aprenda com este livro de fácil leitura e bem interativo a como conviver melhor com o seu cão dentro de casa.