Problemas articulares em cães - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
Articulação cachorro

Problemas articulares em cães

Problemas articulares em cães
5 (100%) 1 vote[s]

Problemas articulares em cães é mais comum do que imaginamos, ainda mais com a chegada do frio. Tudo que mais amamos é ver nosso pet correndo feliz, mas quando seu cãozinho está mancando, ou apático, com dificuldade para se levantar e locomover, é melhor ficar atento.

Estes tipos de doença causam muito desconforto, dor e dificuldade para andar, por isso é preciso levar seu pet no médico veterinário caso os sintomas durem mais do que um ou dois dias.

Articulação dos cães

O que são articulações e quais tipos?

  • Sinartrose– Articulações fibrosas e inflexíveis, entre um osso e outro. Exemplos: crânio, maxilar e tíbia.
  • Anfiartrose– Conhecidas como articulações semi-móveis, são flexíveis e cartilaginosas. Exemplos: vértebras e quadril. Os quadris podem ter problemas como a Displasia Coxofemural.
  • Diartrose– Articulações flexíveis com proteção ao atrito. Exemplo: joelhos e cotovelos. Costumam apresentar mais problemas de desgaste de cartilagens pois são usadas constantemente pelo cão.

Por que isso acontece?

As doenças articulares acontecem geralmente em cães idosos, mas há vários fatores que contribuem e agravam o problema, como a obesidade, excesso de atividade física e lesões nas articulações. Ou pode ser consequência de uma fratura, ruptura de ligamento, displasia coxofemoral ou algum tipo de artrite.

Deficiência nutricional pode causar desgaste ósseo e nas cartilagens, por isso cuide muito a alimentação que você oferece ao cão.

Articulações cães

Excesso de atividades físicas, saltos, traumas, batidas, descer frequentemente  de sofás, camas altas e cadeiras.

Quais as principais doenças?

Osteoartrose ou doença articular degenerativa (DAD): pode ser diagnosticada em cães jovens. Ela é muito comum e raças como Labrador, Chow chow e Dálmata são propensos a ela.

A Displasia Coxofemural é bastante comum em cachorros de grande porte como Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão e Rottweiler.

Rigidez articular: Também pode ser causada por vários fatores e seus sintomas incluem ficar para trás nas caminhadas, hesitação para usar escadas, rigidez após descansar, ficar mais deitado do que em pé e choro ou rosnando quando tocamos em suas patas.

Artrite: é uma doença que normalmente é consequência de um trauma ou infecções nas articulações. Evolui rapidamente e logo o cão apresenta os sintomas.

Artrose: é uma doença crônica que leva um bom tempo para se instalar e dar os primeiros sintomas. Pode ser uma evolução do quadro de artrite, ou ainda por obesidade, doenças autoimunes, entre outras possíveis causas.

Quais os sintomas?

  • Mudanças de comportamento do cão
  • Dificuldades em se acomodar para dormir
  • Dificuldade para se curvar para alimentar-se
  • Dificuldades para andar ou correr
  • Rosnado, choro ou agressividade quando você toca nas patinhas.

Qual tratamento adequado?

Independente da doença, somente um médico veterinário poderá indicar o melhor tratamento com medicação, alimentação e exercícios apropriados para o porte do seu cão.

As doenças agudas, que agem de maneira rápida e intensa podem ser curadas através de tratamentos medicamentosos ou cirurgias.

As doenças crônicas, muitas vezes não tem cura, mas podem ser controladas e retardadas.

Há suplementos indicados para estes tratamentos, mas mais uma vez, ressaltamos o cuidado de consultar o médico veterinário para que possa fazer um diagnostico preciso do problema do seu cão.

Pode haver indicação de fisioterapia, que é extremamente benéfica em tratamentos caninos. Assim como massagens podem aliviar os sintomas e contribuir para a melhora do cão, diminuindo a tensão e melhorando a circulação sanguínea, aliviando a inflamação.

A cama suspensa para cachorros é muito confortável e ajuda a aliviar a tensão nas articulações. Além de evitar o contato com o chão frio, situação que agrava os problemas articulares nos cachorros.

Natação também é indicado no trabalho de problemas articulares, pois movimenta todo o corpo sem sobrecarregar as patinhas.

Como evitar estes problemas?

Evitar por completo, não, mas postergar o surgimento destas doenças é possível. E um dos principais cuidados que precisamos ter é oferecer ao nosso cachorro uma alimentação balanceada, adequada ao porte e raça, com todos os nutrientes

Caso seu cão seja daqueles cheios de energia, que quando encontram “espaço aberto + liberdade = correria”, tenha o cuidado de equilibrar um pouco, colocando-o na coleira e fazendo um passeio mais calmo.

Mais uma vez a cama suspensa para cachorros é indicada para evitar contato do pet com o chão frio e por ser alta, facilita subidas e descidas do cão. Além disso, ao se deitar o cachorro fica na postura correta, não forçando ou tensionando seu corpo. A cama suspensa é excelente para prevenção e tratamento de problemas articulares em cães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Alerta de Estoque

Devido a grande procura pelas camas Lassie, estamos no momento em falta de estoque, porem com a fabrica em produção.

Os envio das camas compradas entre 10/06 e 30/06 só serão enviados partir o dia 01/07.

Caso você queira efetuar a compra quando as camas estiverem disponíveis, informe seu e-mail abaixo que enviaremos um aviso a você (e também um cupom de desconto de agradecimento a sua paciência