Tosse do Canil - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
Blog (1)

Tosse do Canil

Avalie este post

Você já ouviu falar na expressão “tosse do canil”? E “Tosse de Cachorro”?  Usamos quando uma pessoa está com uma tosse muito forte e incessante, como se fosse engasgar com alguma coisa.

Pois bem, os cachorros podem apresentar uma tosse muito forte chamada de tosse do canil ou traqueobronquite infecciosa canina. A impressão que temos é que ele está sufocando.

As mudanças na temperatura, ambientes sem ventilação ou contato com outros cães infectados podem levar a desenvolver esta doença que assusta muitos tutores.

Apesar de ser uma doença grave, muitos cães se recuperam sozinho sem tratamento.

Captura de Tela 2019-02-14 às 14.16.44

O que é a Tosse do Canil?

Assim como o resfriado humano pode ser causado por muitos vírus a Tosse do Canil pode ter múltiplas causas e a mais comum é uma bactéria chamada Bordetella bronchiseptica é por isso que a tosse do canil é freqüentemente chamada de Bordetella.

A bordetella raramente age sozinha, pois ela se aproveita da fragilidade do cão afetado por outros vírus, como o adenovírus canino , o vírus da esgana canina, o vírus herpes canino , o vírus parainfluenza e o reovírus canino.

O cão infectado desenvolve uma infecção de ataca suas vias aereas, como inflamação na garganta e que pode evoluir, contaminando os pulmões do seu cachorrinho.

Sick Dog

Quando isso acontece, provoca pneumonias e broncopneumonias graves. E cada vez que o cão tosse ou espirra, contamina todos os objetos, alimentos, e locais por onde passa.

Fatores que contribuem com com a contaminação

A doença recebeu este nome, tosse do canil, porque é muito rápida a contaminação e acontece quando os cães ficam juntos em canis, centros estéticos, hospitais veterinários, etc.

A partir do momento em que o primeiro cachorro se encontra contaminado, todos os cães em redor poderão apresentar a doença em breve. Ela pode mesmo ser contraída num simples passeio em que você leva seu cão e este tem um contato com um cão infectado.

  • Temperaturas frias
  • Ambientes lotados ou mal ventilados
  • Exposição à poeira e Fumaça ou cigarro
  • Situações de estresse como por exemplo viagens longas

448999-PEVZO5-4

Sintomas da doença

  • Tosse persistente e forçada.
  • Chiado respiratório
  • Secreção saindo pelo nariz, boca e olhos
  • Espirros fortes
  • Perda de apetite e de peso
  • Cão apático sem alergia
  • Corrimento nasal e secreção ocular
  • Vômitos após um ataque de tosse
  • Febre alta.

Tosses por mais de uma semana precisam ser investigadas.

Pré-disposição

São os mais pré dispostos à doença os cães bebés, idosos, imunodeprimidos, cães de canil não vacinados, com bronquite crónicas, colapso de traqueia ou anomalias congénitas.

Dog lonely alone

Tratamento

Ao notar os sintomas acima no seu cãozinho procure um médico veterinário para que ele possa diagnosticar e indicar o tratamento adequado de acordo com a raça, porte e as condições de saúde do seu mascote. 

Os medicamentos podem acelerar a recuperação ou minimizar os sintomas durante o curso da infecção. Estes incluem antibióticos que visam bactérias Bordetella e medicamentos para a tosse.

Casos mal cuidados de tosse do canil podem evoluir para quadros mais graves, podendo chegar ao óbito.

Em média são necessárias para semanas de tratamento para recuperação dos cães embora cães idosos ou doentes podem levar até seis semanas para sua completa recuperação.

Cuidados em casa

  • Evitar exposição ao frio
  • Cuidar para que o cão receba alimentação adequada.
  • Cuidar para que o cão faça repouso e recupere suas energias
  • Evitar contato do seu cão com outros animais que estejam saudáveis de acordo com a indicação do veterinário (normalmente 20 dias).
  • Manter a higiene dos brinquedos, do ambiente onde o cão costuma ficar, e principalmente das mãos depois de cuidar dele.

Para essa higienização, você deve lavar com água e sabão os potes e brinquedos do animal e depois deixá-los de molho por 15 minutos numa solução desinfetante que você mesmo pode fazer em casa: 1 parte de água sanitária para 4 partes de água – 200ml de água sanitária para 800ml de água, por exemplo. Essa mesma solução pode ser utilizada para limpar o chão.

Lembre-se a Tosse do Canil é contagiosa, se você acha que o seu cão está contaminado, mantenha-o longe de outros animais e procure um veterinário.

Se o cachorro apresentar sintomas como respiração acelerada, falta de vontade de se alimentar e apatia, entre em contato com veterinário imediatamente pois este é um sinal de agravamento da situação.

Prevenção

Há vacinas que ajudam a prevenir a tosse do canil, mas só devem ser administradas com indicação do médico veterinário. Nenhuma vacina é 100% eficaz mas reduz muito as chances de contágio e a intensidade da doença.

A cama suspensa para cachorros é indicada para evitar contato do pet com o chão frio.

 

1 comment on “Tosse do Canil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.