Psicologia Canina - Camas para Cachorros e Gatos Lassie
Blog (1)

Psicologia Canina

Psicologia Canina
5 (100%) 1 vote[s]

Você ja parou para pensar se o seu cãozinho pensa? Se ele sonha? E acredita que sempre que ele abana o rabo ele está feliz?

Essas são algumas dúvidas que rondam nossa mente, pois como não podemos nos comunicar verbalmente com nosso filhote, nos resta tirar algumas conclusões a respeito do seu comportamento.

Chegamos a um ponto de tamanha curiosidade sobre o que passa na mente canina, que diversas universidades desenvolveram pesquisas na área da psicologia canina, com o objetivo de entender melhor o que passa na cabecinha do melhor amigo do ser humano.

Selecionamos 6 pontos importantes para que você entenda melhor o que o seu pet sente, pensa e expressa seus sentimentos e emoções.

1. Pequenos sonhadores

sonhando

Ao ver o cão se contorcendo, movendo suas patas, latindo, chorando e bufando durante o sono, concluímos que ele deve “estar sonhando”, mas sem saber se isso realmente acontece.

Pois bem, vários estudos em psicologia canina concluíram que nossos amigos caninos realmente sonham. Os cães compartilham padrões de sono semelhantes aos humanos, e sua atividade cerebral durante o sono também se assemelha à de um cérebro humano quando está dormindo.

Devido a essas semelhanças, acredita-se fortemente que os cães realmente podem sonhar. Na verdade, eles provavelmente o fazem tanto quanto qualquer pessoa normal.

Os pesquisadores também acreditam que os sonhos mais comuns são felizes e envolvem atividades como brincar, perseguir um animal ou simplesmente correr por aí.

 

2. O poder do latido

latindo

A psicologia canina podem ser intimamente ligada ao mundo da psicologia humana. Por exemplo, da mesma forma que um bebê que entende que seu choro chama a atenção de seus pais, um cão também entende que um latido provoca uma reação de seus donos.

Além disso, como uma criança mais velha que é recompensada depois de birras para fazê-la parar de fazer barulho, os cães também tendem a ficar presos em seus modos e comportamentos se isso for consistentemente reforçado.

Proprietários que tendem a ceder aos latidos de seus cães, como em casos em que um proprietário leva um cachorro latindo perto da tigela de comida como uma indicação de que eles querem ser alimentados, geralmente experimentam dificuldade em controlar o latido de seu cão.

3. Pequenos gênios

Petsatwork

Mesmo aqueles sem um minuto de experiência no estudo da psicologia do cão sabem que os cães são mais espertos do que as pessoas tendem a acreditar. Eles podem não estar resolvendo equações matemáticas complexas, mas geralmente não são facilmente enganados e aprendem muito rapidamente.

Exatamente como eles costumam ser inteligentes em comparação com os humanos? Pesquisas indicam que muitos cães têm inteligência e compreensão a par com um bebê humano de cerca de dois anos de idade.

Eles têm a capacidade de aprender a contar, compreender cerca de 150 palavras e eles podem resolver problemas, bem como inventar truques para jogar com pessoas e outros animais.

4. O tom vale mais do que palavras

tom de voz

Embora o vocabulário deles nunca chegue à complexidade até mesmo de uma criança pequena, nossa compreensão da psicologia canina indica que eles podem entender facilmente uma ampla gama de tons vocais.

Por exemplo, seu cão pode entender seu nome e reagir quando chamado, mas o tom de voz usado ao chamar o cão pode mudar seu comportamento quando ele chega até você. Os tons felizes tornam o cão excitado e brincalhão, enquanto os tons de raiva fazem com que os cães se sintam tristes ou amedrontados.

Se houver medo em sua voz, o cão pode acreditar que você está sendo ameaçado e correr para protegê-lo. Tons agudos de dor podem provocar um comportamento reconfortante do cão.

5. Nem tudo são flores e alegria

rabo entre as pernas

Uma das partes mais básicas e aceitas da psicologia canina é introduzida através do sinal da cauda. É amplamente aceito por quase todos, desde pessoas que nunca possuíram cães a autoridades em psicologia canina, que um rabo abanando significa que um cachorro é feliz, mas é uma questão mais complicada do que você imagina.

É verdade que, quando um cachorro é feliz, abanam o rabo. No entanto, isso só é verdade quando a cauda está sendo apontada para a direita. Se estiver abanando para a esquerda, é indicativo de medo.

O “rabo entre as pernas” significam nervosismo, e os movimentos rápidos da cauda misturados com músculos tensos podem ser um sinal de agressão.

6. Invejinha básica

ciumes 2

Outro fato comumente conhecido sobre a psicologia do cão é que os cães têm emoções como as pessoas. Eles obviamente experimentam emoções básicas como felicidade, medo e tristeza, mas e os sentimentos mais complicados, como o ciúme?

Estudos mostram que os cães mostram sinais de vivenciar ciúmes. Não exatamente da mesma maneira que os humanos experimentam, mas sentem-se desconfortáveis com alguns acontecimentos a sua volta.

Os pesquisadores colocaram os cães lado a lado e deram-lhes ordens. Ambos os cães executariam o mesmo comando e apenas um receberia um tratamento. Aquele que não recebeu um tratamento demonstrou sinais de agitação, evitou contato com o cão recompensado e arranhou com mais frequência. Isto foi ainda atribuído a inveja, uma vez que estes sinais de agitação apareceram mais frequentemente na experiência com pares de cães do que em momentos em que um cão estava sozinho e foi recusada uma recompensa.

Um aspecto interessante de seu sentimento de ciúme está na falta de importância do que está sendo oferecido como recompensa. Se um cachorro está recebendo algo grande como um mimo, como um pedaço de bife, enquanto outro é dado algo como um biscoito de cachorro pequeno, os sinais de ciúme não estão presentes. Eles só se importam que sejam recompensados, não qual é a recompensa.

Que interessante tudo isso não é mesmo? Saber um pouco mais do que passa na cabeça do nosso cãozinho amado é importante para que possamos cultivar o que há de melhor nessa relação tão linda dos humanos com os cães.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Alerta de Estoque

Devido a grande procura pelas camas Lassie, estamos no momento em falta de estoque, porem com a fabrica em produção.

Os envio das camas compradas entre 10/06 e 30/06 só serão enviados partir o dia 01/07.

Caso você queira efetuar a compra quando as camas estiverem disponíveis, informe seu e-mail abaixo que enviaremos um aviso a você (e também um cupom de desconto de agradecimento a sua paciência